Por que a black friday pegou no brasil e o dia de ação de graças não?
Algumas tradições não são originárias do brasil, mas acabam pegando com o passar do tempo. Estamos dentro de um mundo em forte globalização econômica, e isso faz com que nem sempre as fronteiras entre países expliquem suas semelhanças e diferenças.
No Brasil, temos black friday, mas não temos dia de ação de graças. Por que será que isso acontece?
Thanksgiving ou dia de ação de graças
O dia de ação de graças é um momento que marca o início das comemorações de final de ano. Ele é mais comum em países que foram colônias britânicas, como os Estados Unidos da América e o Canadá.
Como o Brasil foi colônia portuguesa, muito das nossas tradições veio de lá, mesclando-se, em alguns casos, aos costumes dos povos imigrantes. Há casos de o dia de ação de graças, a quarta quinta-feira de novembro, ser comemorado aqui, só que preferencialmente (ou unicamente) por estadunidenses que aqui tenham vindo morar.
A black friday nos EUA
No dia seguinte ao dia de ação de graças vem a black friday. Esse nome teria sido dado por vários significados.
Segundo o portal InfoMoney, em 1960, o departamento de polícia da Filadélfia teria usado o termo “black friday” porque muitas pessoas iam às compras nos dois dias após thanksgiving, o que causava estresse no trânsito. Sendo tão complicado assim, os policiais de trânsito tinham de fazer turnos de trabalho muito grandes.
Cerca de vinte anos após, em 1981, teria surgido a ideia do que é black friday hoje. As lojas passaram a abrir as portas e vender em liquidação, saindo do vermelho e indo ao preto nos seus balanços financeiros.
A black friday no Brasil
No Brasil, a Black Friday veio muito mais tarde. Como vários outros países, a ideia de uma liquidação consiste em turbinar as vendas em momentos mais enfraquecidos, ou longe de outros eventos, como o mês antes do natal, começo de janeiro e outros momentos.
Ainda segundo o portal InfoMoney, a primeira edição nacional foi de 2010. De lá para cá, a liquidação ocorre todos os anos.
O que aconteceu na última edição?
A sobreposição de eventos pode favorecer ou prejudicar cada um deles individualmente. Houve a copa do mundo Fifa de futebol masculino, e os investimentos em publicidade e promoções ficaram divididos entre os dois temas. Os consumidores brasileiros não se mobilizaram mais nesse ano que se passou, não havendo crescimento significativo das vendas.
Conclusão
Vimos que as datas de black friday e thanksgiving são relacionadas, uma sequência natural nos EUA. Nosso país não tem origem britânica, então não é comum vermos alguém fazendo tal comemoração.
Por outro lado, a black friday, como outras liquidações, pode ser um motor de vendas, tanto que passou a fazer parte do calendário do comércio no brasil desde o ano de 2010. Diferentemente do Dia de Ação de Graças, trata-se de uma estratégia comercial, além de fatores culturais e, por isso, ficou incorporada no Brasil.
Sobre a autoria: esse texto é um oferecimento d’O Blog do Mestre, gentilmente publicado pelo power.inf.br. O Blog do Mestre é um blog que envolve entretenimento, curiosidades, atualidades e muito conhecimento!