Tudo que você precisa para abrir um veículo jornalístico do zero

Tudo que você precisa para abrir um veículo jornalístico do zero

A comunicação como um todo é bastante importante para o nosso dia a dia, é através dos jornais que nos atualizamos sobre o tempo, a economia, eventos, situações de risco e demais ocasiões. Com base nessas informações sabemos exatamente como traçar o dia de maneira eficiente, se prevenindo de uma chuva ou então sabendo o quanto investir na bolsa de valores para ter um bom retorno financeiro.

Sabendo do impacto que os jornais impressos, digitais, televisivos e radialistas têm sobre a vida das pessoas, abrir uma empresa jornalística parece bem mais interessante, não é mesmo?

Apesar de esse ser o sonho de muitas pessoas, principalmente as que já atuam em alguma área da comunicação, a maioria delas não sabe exatamente por onde começar para por esse projeto em prática. É comum ficar em dúvida se deve atribuir todos os meios audiovisuais, alugar um grande estabelecimento ou então um coworking, comprar diversos equipamentos ou só o básico, enfim, são muitos questionamentos e nesse artigo responderemos todos eles para facilitar a abertura do seu jornal.

Como abrir um jornal

O primeiro passo para abrir um veículo jornalístico é selecionar todos os nichos que serão abordados nas reportagens e notícias, por exemplo, o foco do jornal é moda, mas nele também serão abordados assuntos relacionados a saúde, cabelo, cosméticos e assim por diante. Sabendo qual temática irá seguir, você identifica o seu público-alvo e assim saberá exatamente em quais canais precisará investir, sendo eles as opções abaixo:

  • Jornal impresso;
  • Jornal digital;
  • Jornal ou programa de TV/rádio;
  • Revista impressa;
  • Redes sociais;

Identificando o tema, o público-alvo e os canais, já fica mais fácil prosseguir para encontrar o espaço, equipe e equipamentos necessários.

Como abrir um jornal de bairro

Abrir um jornal de bairro costuma ser um método mais fácil de iniciar o projeto que pode se expandir com o tempo. Esse tipo de veículo tem como principal urgência as notícias quentes, ou seja, são informações imediatas que aconteceram naquele exato momento ou no dia anterior.

Em relação a isso, é importante tomar muito cuidado, se certificar de que as fontes estão de acordo em aparecer em suas reportagens e calcular muito bem a veracidade, uma vez que os moradores da região podem desaprovar facilmente o seu trabalho caso haja erros e calúnias.

O jornal de bairro pode se iniciar dentro da sua própria casa, preferencialmente em um cômodo que não esteja sendo utilizado até então, isso se o mesmo estiver presente apenas nas redes sociais e possuir uma equipe de até duas pessoas. Caso utilize os meios audiovisuais, estúdios próprios para as gravações se fazem necessários, uma boa opção é alugar uma sala ou um espaço no próprio bairro para colocar os equipamentos, realizar as transmissões e suportar a equipe.

Como abrir um jornal online

O jornal online também é um bom formato para iniciar o projeto e por atuar como um todo através de meios digitais, esse veículo gera menos gastos. O formato possibilita uma maior abrangência das notícias, podendo explorar diversos assuntos diferentes e não precisando necessariamente falar apenas sobre os acontecimentos da região onde mora. Nesse caso, quanto mais diverso for o conteúdo, melhor!

O jornal online é prático e por isso pode ser facilmente criado em casa mesmo apenas com o uso de um computador. Mas caso possua uma equipe e a privacidade em casa não seja tão grande, é recomendável fazer a locação de uma sala de coworking que dará o suporte necessário para você e sua equipe, por um baixo investimento.

O que precisa para fazer um jornal

Há diversos elementos que são essenciais para a criação de um veículo, mas nesse artigo citaremos os principais deles. Lembrando que a necessidade de cada item irá variar de acordo com o serviço que será oferecido pelo veículo.

Empresa de jornal

Assim como os demais negócios, o veículo jornalístico também é uma empresa e precisa de um espaço físico que dê suporte ao jornal, mesmo que esse seja apenas o cantinho de uma sala. Alguns locais que podem servir são:

  • Sala comercial;
  • Sala coworking;
  • Cômodo residencial que esteja vago;
  • Home office em algum espaço dentro de casa.

Equipamentos jornalismo

O jornalismo não funciona sem equipamentos e é isso é fato, mesmo que seja para uma tarefa mais simples como escrever para o blog, ainda assim diversos equipamentos são necessários para dar suporte.

Veja quais são os principais equipamentos para cada meio:

  • Jornal físico, digital, blog e redes sociais – computador, impressora, papel jornal e sulfite, cartuchos de tinta, bloco de anotações;
  • Programas televisivos – superfície de controle, conversor digital, centro de comando para monitores, transmissor, chroma key, televisores, microfones, equipamentos de luz, notebook, câmera;
  • Programas de rádio – fones de ouvido, microfones, suporte para microfone, mixer, computador, mesa de som, software de transmissão, software de automação.

Equipe de jornalismo

A equipe jornalística é a que dá mais vida às notícias, transmitindo de maneira eficaz e compreensível para o público. É preciso se atentar bem para incluir pessoas responsáveis, comprometidas e que tenham tanto desejo de crescimento quanto você. Uma boa forma de escalar a equipe é procurando por pessoas nas redes sociais, como o LinkedIn e em confraternizações jornalísticas. Mas para os que não possuem um recurso financeiro tão alto, podem buscar por universitários das áreas de comunicação oferecendo estágio a eles.

Jornalistas

Os jornalistas são uma das partes mais importantes dentro de um jornal, pois são eles quem irão de fato passar as informações para o público, sendo assim, a forma da abordagem, apuração e passagem da informação precisam ser claras, de maneira que o leitor, telespectador ou ouvinte compreenda de imediato o assunto que está sendo apresentado.

Redatores

os redatores são responsáveis pela produção de textos, sejam eles para as redes sociais, jornal impresso ou demais meios. Esse profissional pode ser facilmente encontrado de modo geral, mas uma recomendação é investir nos universitários para essa função;

Repórteres televisivos

os repórteres televisivos até podem ser encontrados com facilidade, mas nesse caso também deve ser exigida uma boa capacidade e performance diante das câmeras. Caso necessário, devem ser oferecidos treinamentos para que o jornalista se adapte bem a função;

Radialistas

trabalhar como radialista é o sonho de muitos jornalistas logo no início da carreira, então oferecer essa vaga a universitários ou recém formados também é uma opção viável pela perspicácia e desejo de fazer parte de algo, sendo pontos bastante vantajosos no rádio. Essa também é uma função que exige um treinamento básico para a adaptação.

Cinegrafistas

Quando vemos toda a mágica que acontece na TV dificilmente pensamos em quem de fato está por trás disso, mas os cinegrafistas também são partes muito importantes para o jornalismo manuseando câmeras e capturando todos os lances de imagens com enquadramento, áudio e foco certo, de forma que o conteúdo chega na casa dos telespectadores com boa qualidade audiovisual.

Cameraman

esse é o nome dado para a pessoa que fica responsável por mover e pegar todos os lances de um telejornal ou de vídeos para as redes sociais, podendo ser ao vivo ou não;

Fotógrafos

os fotógrafos são essências para qualquer que seja o método de transmissão do veículo, para capturar imagens diretamente do local do acontecimento noticiado, evitando gastos com a compra de fotos fora a parte.

Editoração

O profissional responsável pela editoração é aquele que irá preparar e avaliar o conteúdo antes que o mesmo vá para o processo de distribuição. É essa função que fica encarregada de excluir, corrigir e relatar os erros e falhas técnicas ou de apuração.

Editor de textos

o editor de textos geralmente faz a correção de todos os textos antes da publicação, mas caso haja falhas muito grandes, ele pode solicitar que o próprio redator reescreva a parte errônea;

Editor audiovisual

o editor audiovisual é o responsável pela edição dos vídeos, imagem e áudio, esse profissional pode ser encontrado com todas essas capacitações, mas na maioria das vezes ele atende apenas um desses meios.

Investimento inicial

Como dito anteriormente, no início acaba não compensando fazer diversas coisas dentro do veículo porque o valor de investimento será muito alto comparado ao baixo retorno inicial. Sendo assim, é melhor optar pelo mais básico, como as redes sociais, blog e jornal digital, ao qual exigirá um investimento de em média R$1.600 a R$8.000 reais. Esse valor tem como base os seguintes itens:

  • Iluminação profissional;
  • Câmera profissional;
  • Fones de ouvido;
  • Microfone para entrevista;
  • Gravador de voz;
  • Computador e impressora (caso não tenha);
  • Plano mensal de aluguel de coworking (opcional).

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *