Como deve ser feita a manutenção de calhas?
Você sabe como deve ser feito a manutenção de calhas? Essa é uma dúvida bastante pertinente, mas que a grande maioria das pessoas não sabe a resposta. Se você acha que limpar as calhas da sua casa ou empresa e fazer a manutenção das mesmas é uma tarefa simples, saiba que você está redondamente enganado, afinal, essa tarefa requer um profissional da área para evitar danos futuros, devido a isso, decidimos escrever esse artigo te explicando como é feito o cuidado, prepare o lápis ou caneta para fazer as anotações necessárias.
Além de tudo, existem aquelas pessoas que nem sequer entendem o quão importante é ter esse tipo de cuidado.
A verdade é que as calhas estão propensas a alguns problemas, como entupimentos e demais danos, algo capaz de resultar em problemas ainda mais graves, como vazamento, infiltração ou mesmo danos estruturais.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito da manutenção de calhas.
O que são calhas?
De forma resumida, as calhas são canais fixados no beiral do telhado, que captam a água da chuva e a direcionam para os condutores pluviais.
Os condutores, por sua vez, levam a água para as tubulações subterrâneas ou para a rua. Além disso, existem diversos materiais utilizados para a fabricação de calhas, incluindo alumínio, PVC, aço galvanizado, cobre e zinco.
Cada um desses materiais tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha deve levar em consideração fatores como o clima, o estilo arquitetônico da casa, e o orçamento disponível.
Por que é importante fazer a manutenção de calhas?
Não há como negar que as calhas desempenham um papel fundamental na proteção da casa contra a água da chuva.
Afinal de contas, quando ela funciona da forma correta, elas podem impedir que a água se acumule no telhado
Dessa forma, a calha é a responsável por evitar danos como infiltrações, mofo, e apodrecimento da madeira.
Além disso, as calhas evitam que a água escorra pelas paredes, protegendo a estrutura da casa. Mas, caso não haja a devida manutenção, elas podem se tornar ineficientes ou mesmo resultar em danos.
Isso ocorre porque a sujeira e demais detritos podem se acumular nas calhas, algo que pode gerar obstruções e impedir o fluxo de água.
Também não temos como deixar de falar que as calhas podem sofrer alguns danos em decorrência do desgaste natural ou mesmo condições climáticas mais extremas.
Por consequência, pode ocasionar em vazamentos ou entupimentos.
Como fazer a manutenção de calhas?
Fazer manutenção em calhas é algo fundamental de se fazer de maneira regular, haja vista que é uma forma de proteger a sua casa.
Mas, dentre as nossas dicas de como ajudar a manter a sua calha em um bom estado, podemos mencionar as seguintes:
Verifique a calha de forma regular
O ideal é que você sempre verifique suas calhas pelo menos duas vezes por ano para garantir que estejam em bom estado.
Procure observar se há sinais de danos, como rachaduras ou deformações, e se há acumulação de detritos, como folhas e galhos.
Limpe suas calhas
Limpe suas calhas de forma regular, de modo a remover todos os detritos que se acumularam ao longo do tempo.
Use uma escova ou um raspador para remover sujeira e detritos, e enxague as calhas com água
Repare os danos
Repare quaisquer danos às calhas o quanto antes for possível. Se houver rachaduras ou deformações, conserte-as usando silicone ou um remendo de metal.
Além disso, se por acaso houver vazamentos, substitua as seções danificadas.
Instale protetores de calhas
Considere a instalação de protetores de calhas para ajudar a prevenir a acumulação de detritos. Quanto a isso, devemos informar que há uma variedade de opções disponíveis, desde protetores de tela até escovas de calha.
Sendo assim, procure escolher um protetor de calhas que seja adequado para o seu tipo de calha e que seja fácil de limpar e manter.
Verifique as tubulações pluviais
Procure ver se as tubulações pluviais estão funcionando da forma correta e que a água esteja sendo adequadamente direcionada para longe da casa.
Verifique se há sinais de vazamentos ou obstruções e limpe as tubulações com certa frequência para garantir que elas estejam funcionando da forma correta.
Contrate um profissional
Por fim, se você não se sentir confortável fazendo a manutenção das calhas por conta própria, considere contratar um profissional para realizar a tarefa.
Se você comprou as suas calhas em sjc, que tal entrar em contato com a empresa e solicitar serviços de manutenção?
Conclusão
A manutenção de calhas, rufos e pingadeiras pode parecer uma tarefa fácil, mas, o mais indicado mesmo é contratar um profissional, afinal de contas, o mesmo possui anos de experiência, técnicas e qualquer problema que ocorrer basta solicitar a ajuda do mesmo.
Vale ressaltar que instalar os protetores de calhas irá te ajudar a ganhar mais vida útil das suas calhas, além é claro, verificar com frequência como anda as tubulações pluviais das suas calhas.