periodontais

Doenças periodontais: Como identificar e tratar essas condições

As doenças periodontais são condições perigosas para a saúde bucal. Isso porque, elas afetam de maneira agressiva as gengivas, que por sua vez são as principais responsáveis pela sustentação dos dentes.

Portanto, o desenvolvimento de doenças periodontais pode levar o paciente a perder seus dentes naturais, seja pela queda ou necessidade de extração.

Em suma, o desenvolvimento desse tipo de problema surge, principalmente, a partir da falta de cuidados com a higiene bucal, uma vez que muitas pessoas apesar de escovarem os dentes da maneira apropriada, acabam deixando de usar o bom e velho fio dental, o que acaba torna as gengivas suscetíveis a ação das bactérias e microrganismos. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das doenças periodontais e os riscos que elas apresentam, principalmente para pessoas que fazem o uso de aparelho fixo transparente, além de conferir os sintomas dessa doença bucais, maneiras de preveni-la e até mesmo tratá-la para garantir a saúde do sorriso.

O que é periodontia?

Para quem não sabe, a odontologia é uma área muito grande, onde os profissionais se especializam em diferentes doenças ou, até mesmo, em diferentes período da vida, como acontece com a odontopediatria, especialidade de profissionais que cuidam de crianças, ou a odontopediatria, especialidade para os idosos.

Dessa forma, é justamente isso que acontece com a periodontia, que é justamente a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, os tecidos que promovem a sustentação dos dentes, como por exemplo, a gengiva.

Assim, essa especialidade conta com uma série de procedimentos, como por exemplo a colocação de uma prótese protocolo superior, para prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. O especialista dessa área é o periodontista.

Como se desenvolve as doenças periodontais?

Assim como foi possível ver acima, as doenças periodontais envolvem inflamações ou infecções nos tecidos responsáveis por dar estrutura aos dentes.

Pois bem, com a falta de higienização das gengivas, por exemplo, a primeira coisa que acontece é a gengivite, quadro em que as gengivas ficam inflamadas pela ação das bactérias. 

Dessa forma, uma vez que a periodontite não é tratada, a inflamação nas gengivas vai ficando cada vez pior, situação que pode levar a periodontite e, até mesmo, desenvolver outras consequências, como cáries nos dentes e manchas na arcada dentária, que pode ser tratada através de um clareamento interno, por exemplo.

Vale a pena destacar que as mulheres acabam tendo maiores possibilidades de desenvolver doenças periodontais, já que a gengiva feminina está sujeita a variações hormonais do ciclo menstrual, da gravidez, da menopausa. Isso porque esses hormônios interferem, entre outras coisas, na intensidade de processos inflamatórios. 

Quais os sintomas das doenças periodontais?

Uma vez que foi possível entender os motivos pelos quais um paciente acaba desenvolvendo a periodontite, confira a seguir alguns dos principais sintomas dessa doença, que nada mais são do que sinais que o corpo desenvolve para apontar que a doença bucal está se manifestando:

  • Mau hálito;
  • Inflamação gengival;
  • Sangramentos na boca (especialmente durante a escovação);
  • Gengivas com cor mais escura;
  • Dores.

Além dos sintomas, existem algumas condições que podem levar o paciente a desenvolver a periodontite com uma maior facilidade, levando ele a precisar se preocupar com questões como: implante dentário preço por dente

Confira abaixo quais são essas condições. 

  • Gengivite;
  • Obesidade;
  • Histórico familiar;
  • Tabagismo;
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a AIDS;
  • Diabetes;
  • Alterações hormonais.

Por isso, consultas com médicos de diversas especialidades são cruciais para assegurar a saúde.

Como funciona o tratamento de doenças periodontais?

O tratamento da periodontite vai variar de acordo com o grau de intensidade desse problema, já que em casos mais leves, é necessário apenas a limpeza profunda das gengivas para diminuir as bactérias no local e, assim, conseguir sanar a inflamação no local causada pelas bactérias. 

Entretanto, em alguns outros casos, podem ser necessárias ações mais séries, que podem envolver até mesmo a extração de alguns dentes, ou procedimentos para reaver o valor estético do sorriso do paciente, como por exemplo o clareamento a laser sensibilidade.

De qualquer forma, é necessário buscar a avaliação de um profissional dentista, de preferência um periodontista, pois somente ele poderá indicar os melhores tratamentos de acordo com as peculiaridades de cada paciente.

Para mais conteúdos relacionados à Informações relevantes, Dicas interessantes e Saúde, acesse nosso portal.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *