idosos

A importância da saúde bucal para a saúde geral dos idosos

A saúde bucal é um assunto importante para jovens, adultos e idosos porque o cuidado bucal ajuda a ter mais qualidade de vida, bem-estar, além de evitar problemas que resultam em procedimentos complexos no consultório odontológico.

Conhecer a relevância dos cuidados com a saúde bucal dos idosos é uma maneira dos profissionais da odontologia trabalharem visando um atendimento de qualidade e principalmente que ajude a promover mais qualidade de vida aos idosos.

A relevância dos cuidados com a saúde bucal dos idosos

Os cuidados com a saúde bucal dos idosos é muito importante para garantir que eles tenham uma rotina sem problemas durante a alimentação e ao realizar outras atividades do dia a dia.

Para obter bons resultados nos cuidados bucais, as clínicas e consultórios devem pensar em recursos para atender bem esse público-alvo, ou seja, ter uma equipe com profissionais especializados em odontogeriatria.

O odontogeriatra é o profissional que pode avaliar os idosos, acompanhando sua rotina de tratamentos dentários e assim traçar as melhores estratégias para promover segurança e o melhor cuidado para que a pessoa tenha mais conforto e qualidade de vida.

As visitas ao dentista podem acontecer a cada 6 meses ou 1 ano, dependendo do caso do paciente.

As pessoas que sempre se preocuparam ao longo da vida em fazer uma higiene bucal correta, foi regularmente ao dentista, cuidou corretamente do seu aparelho autoligado, por exemplo, não tem grandes problemas de saúde bucal na terceira idade.

Já pessoas que não tiveram no decorrer da vida uma preocupação com os cuidados dentários adequados, podem ter algumas complicações ao ficarem idosos.

Os idosos podem passar por qualquer procedimento dentário?

Essa é uma dúvida muito comum, pois com o passar do tempo e surgimento de problemas de saúde, é importante ter uma atenção especial no momento de avaliar o caso do idoso e determinar procedimentos que precisam ser feitos.

A maioria dos idosos tolera bem os procedimentos odontológicos, exceto os que possuem problemas pulmonares crônicos.

Sendo assim, é muito importante informar ao dentista se você tem problemas de pressão, diabetes ou outra condição que possa interferir na realização, por exemplo, de um implante de dente.

Os procedimentos odontológicos, principalmente os cirúrgicos no caso dos idosos, precisam de um cuidado especial, visando reduzir os traumas e manejando os tecidos delicadamente com um conjunto de técnicas que ajudam a reduzir o sangramento rapidamente.

Esse cuidado é válido em todo procedimento, seja uma profilaxia (limpeza) ou para controlar uma dor de dente canal.

Problemas causados pela falta de cuidado com a saúde bucal

A falta de cuidado adequado com a saúde bucal pode ser prejudicial, pois contribui para o surgimento de bactérias que podem gerar sérios problemas como:

  • Sangramentos;
  • Perda dos dentes;
  • Infecções bucais;
  • Abscessos dentários;
  • Diminuição da saliva;
  • Halitose (mau hálito);
  • Dores;
  • Dificuldades em utilizar próteses;
  • Aumento da placa bacteriana.

Esses e outros problemas podem surgir em qualquer fase da vida, inclusive na terceira idade, quando não há os cuidados adequados com a saúde bucal.

A higiene, é imprescindível para evitar problemas bucais nos idosos. Mesmo com todo o cuidado, algumas particularidades da terceira idade podem levar as pessoas a visitar o dentista com mais frequência, por exemplo, o uso de dentadura, faceta dentária ou uso de medicações com frequência.

Um problema muito comum na saúde bucal dos idosos é o surgimento de problemas de cáries e na raiz dos dentes, algo que acontece em decorrência da má higienização.

Isto posto, realizar consultas frequentes ao dentista são formas de tratar corretamente esses problemas e assim evitar dores fortes, além de complicações que podem atrapalhar a rotina do idoso.

Como cuidar corretamente da saúde bucal?

Os idosos podem manter uma boa saúde bucal, mudando alguns hábitos e implementando novos como:

  • Beber bastante água;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Dê preferência a escovas de dentes macias para uma escovação delicada;
  • Utilize fio dental;
  • Visite o dentista regularmente.

Aos que utilizam aparelho lingual e próteses, além dos cuidados citados acima, é necessária uma atenção especial com essas peças, mantendo-as sempre limpas para um sorriso lindo e saudável.

Os cuidados com a saúde bucal dos idosos é muito importante, pois uma boca saudável promove mais qualidade de vida e evita o surgimento de doenças bucais e no corpo em geral que comprometem a rotina da pessoa.

Para mais conteúdos relacionados à Educação, Tecnologia, Turismo e Saúde, acesse nosso portal.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *