Como usar vidro em escadas e corrimãos?
Uma escada ou um corrimão de vidro, podem, sim, valorizar um projeto arquitetônico. No entanto, assim como qualquer outro projeto de construção, é essencial tomar alguns cuidados para criar um ambiente seguro e com uma estética adequada.
Afinal, você sabe como usar vidro em escadas ou corrimãos? Quais os tipos de vidro ideais para essa aplicação? Como saber se escolhi o vidro certo? Essas e outras dúvidas, você descobre a resposta acompanhando o post até o fim, não perca.
Como os vidros são usados em corrimãos e escadas?
O processo de instalação de vidros nessas estruturas, são feitos de modo a tornar o espaço mais charmoso e elegante. Eles são usados de forma planejada para criar um estilo moderno, porém minimalista.
Primeiro, é realizado todas as medições do espaço onde os vidros serão colocados. Em seguida, os vidros são cortados conforme as dimensões necessárias, considerando qualquer curvatura ou ângulo específico da escada.
Depois disso, é hora de fixar os vidros na estrutura. Isso pode ser feito usando diferentes métodos, mas um dos mais comuns é através de braçadeiras de aço inoxidável.
As braçadeiras são fixadas no piso ou nas laterais da escada, e os vidros são posicionados entre elas. As braçadeiras fornecem suporte e segurança, mantendo os vidros no lugar.
Outra opção para a instalação é o uso de perfis de alumínio ou aço inoxidável, nos quais os vidros são colocados de forma parecida com o uso de braçadeiras.
De qualquer forma, para garantir a segurança, os vidros utilizados em escadas e corrimãos devem ser escolhidos com cuidado.
Depois de instalados, os vidros podem ser limpos e mantidos regularmente para garantir sua transparência e aparência bonita. Geralmente, produtos de limpeza suaves e um pano macio são recomendados para evitar riscos ou danos aos vidros.
Com essas etapas concluídas, você terá uma escada ou corrimão moderno, elegante e seguro em sua casa ou local de trabalho.
Quais vidros indicados para este projeto?
Existem diferentes tipos de vidros que podem ser usados em escadas e corrimãos, proporcionando tanto segurança quanto estética. Contudo, os vidros utilizados nessas estruturas devem ser temperados ou laminados, conforme as normas de segurança NBR 9050 e 9077.
Para que esses vidros se adequem aos projetos de escadas e corrimãos, eles precisam ser muito seguros e também duráveis. Por isso, o material usado em questão deve passar por um processo especial que os torna mais resistentes a impactos e evita que se quebrem em pedaços afiados em caso de acidentes.
Normalmente o mais usado é o vidro temperado, esse material passa por um tratamento térmico para aumentar sua resistência. Quando isso acontece o vidro aumenta sua resistência em até 5 vezes.
Outra opção é o vidro laminado, que promove mais segurança já que ao quebrar, não se estilhaça, por sua película de segurança que gruda os cacos de vidro. Neste caso, mesmo quebrado, os pedaços permanecem no vão do box.
Além disso, há diversas opções de acabamento para os vidros utilizados em escadas e corrimãos, como vidro fumê, vidro espelhado e vidro jateado.
Na escadas também dá para incluir acabamentos de diferentes formas, criando um toque estético que diferencia o ambiente, permitindo a personalização de acordo com o gosto do cliente.
Para encontrar o modelo ideal para seu projeto e uma instalação perfeita, é necessário que profissionais especializados em vidraçaria, como a empresa vidraçaria em Curitiba ou mesmo a vidraçaria em Curitiba PR, faça as melhores orientações e no caso a própria instalação.
Eles atuam seguindo as normas de segurança para sugerir o tipo de vidro mais adequado. Com a seleção correta e a instalação adequada, os vidros podem proporcionar um visual moderno, elegante e seguro para escadas e corrimãos.