cerebro bilingue

Os Benefícios Reais de Ter um Cérebro Bilíngue

Os Benefícios Reais de Ter um Cérebro Bilíngue

Hoje eu quero te contar como falar outro idioma pode transformar sua vida de uma forma que talvez você nem imagine. Além de te deixar mais inteligente, falar outra língua pode te tornar uma pessoa mais atraente, mais interessante e até te ajudar a viver mais. Não é brincadeira.

E ainda vou te mostrar como você pode tornar esse caminho muito mais fácil. Sim, dá para chegar ao bilinguismo de forma leve, prazerosa, e sem ficar se torturando com regras e prazos.

O Que a Ciência Diz Sobre Falar Outro Idioma

Um estudo que foi feito por psicólogos da Universidade de Lund, na Suécia revela que reuniram um grupo de intérpretes das forças armadas, a galera da academia de intérpretes, e submeteram essas pessoas a um treinamento super intensivo para aprender um segundo idioma. Entre os idiomas estavam russo e árabe, línguas totalmente diferentes do sueco, né?

Essas pessoas saíram do zero, literalmente sem saber nada, para fluência em 13 meses. Agora olha que interessante: os cientistas pegaram outro grupo, estudantes de medicina e ciências cognitivas, tipo, verdadeiros gênios, e colocaram pra estudar também durante 13 meses, na mesma carga horária, só que temas diferentes. Nada de idiomas.

Ambos os grupos fizeram ressonância magnética antes e depois do estudo, e o resultado foi chocante: o cérebro dos estudantes de medicina não mudou em nada. Já o dos estudantes de idiomas cresceu. Sim, algumas estruturas cerebrais evoluíram. O hipocampo e áreas ligadas à aquisição de conhecimento, noção espacial e até três regiões do córtex cerebral se desenvolveram.

Ou seja: o cérebro de quem aprende um idioma literalmente se transforma. E mais: ele envelhece mais devagar. Vários estudos já mostraram que cérebros bilíngues envelhecem lentamente. Isso quer dizer o quê? Que pessoas bilíngues vivem mais. E com mais saúde.

Um Cérebro Mais Ágil, Lógico e Desejável

Falar mais de uma língua fortalece áreas do cérebro responsáveis por resolução de problemas, raciocínio lógico e rápido, alternância entre tarefas… Enfim, o bilíngue é mais inteligente.

Existem várias vantagens em ser bilíngue e uma delas é na questão do mercado de trabalho. O mercado de trabalho para pessoas bilíngues é maior, possibilitante que você trabalhe de casa por exemplo com suporte, atendimento e programação.

Agora, se você é solteiro e tá querendo achar um crush em outro país, deixa eu te contar: estudos também mostram que quem fala outro idioma é visto como mais atraente. Sim! Desperta curiosidade, parece mais interessante, mais esperto. E vamos combinar? Todo mundo gosta de gente que se comunica bem e se vira no mundo.

Então se ser mais inteligente não é um bom motivo para aprender outro idioma… que tal ser mais desejado?

Tá, Mas Como Eu Aprendo Sem Sofrer?

Aí você se pergunta: “como eu faço para facilitar esse caminho, porque aprender idioma parece tão difícil às vezes… parece impossível!”

Olha, do ponto de vista neurocientífico, tem várias formas de facilitar o processo. Eis aqui, algumas dicas valiosas:

1. Desencana sobre o tempo

Esquece esse negócio de “quando eu vou ser fluente?”. Pode levar 10 anos, pode levar 20. O que importa é que você coloque o idioma na sua vida todos os dias. Torne isso um hábito prazeroso. Curta o processo. A fluência vai chegar naturalmente.

2. Estude pouco, mas todos os dias

15 minutinhos por dia já fazem diferença. Veja um vídeo, estude uma palavra nova, repete o que aprendeu. É assim que você aprende de forma natural e divertida.

3. Nem sempre você estará motivado

Aceite isso! Vai ter dia que você não vai querer estudar. Seus amigos vão estar saindo, sua família te chamando, todo mundo curtindo… e você ali pensando: “ah, só hoje eu pulo o estudo”.

Mas não! Não deixe para depois. Seja criativo e crie métodos para que o estudo ocorra naturalmente no seu dia a dia. Tenha um bloco de notas no celular e anote palavras do seu dia que você ainda não conheça, ao chegar em casa, veja a tradução. Escute as suas músicas favoritas no idioma e após escutar, analise e traduza a letra. O estudo de um idioma pode ser divertido e aplicado diariamente de maneira lúdica e criativa.

  1. Organização é tudo

Você tem que saber a hora que vai estudar, o que vai estudar.
Crie um cronograma com tópicos para você estudar. Todavia, cuidado ao ter vários materiais de estudo, isso mais atrapalha do que ajuda. Se você comprou um curso, siga com o curso, se você segue uma apostila ou livro, siga o cronograma que já está ali.

Estude em horários que são mais tranquilos para você. Não é interessante estudar com sono ou na correria, então, pegue o seu material, fique em um ambiente silencioso, numa mesa, por exemplo, e estude com calma de maneira organizada.

Aprender idioma muda sua vida

Resumindo: aprender outro idioma melhora sua qualidade de vida agora e na velhice. Te transforma numa pessoa melhor. Fora que você aprende tudo mais rápido, pensa mais rápido, resolve problema mais rápido. Vira o banbanban da galera!

Espero que você se apaixone por essa jornada e colha bons frutos dos seus estudos.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *